No Abril Azul, Prefeitura de Pacatuba realiza ação de autocuidado com mães de crianças atípicas

Nesta terça-feira (1), o Governo de Pacatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou um momento de autocuidado para as mães e pais de crianças atendidas pela equipe Multiprofissional (e-Multi), que fazem parte do grupo Mundo Azul, do NASF.
A ação foi a abertura do Abril Azul, mês de conscientização da população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). As mães e responsáveis fizeram meditação, relaxamento e se conscientizaram sobre a necessidade de buscar a melhora da saúde física e mental.
“Essas ações fazem com que a gente que é mãe atípica tenha um momento nosso em meio aos dias corridos que nós temos e muitas vezes nem lembramos que precisamos de cuidados. Após as atividades me senti mais leve, com as forças renovadas e ansiosa pra que chegue logo o próximo encontro. Gostei sim porque os profissionais também se preocupam conosco, eles sabem que os nossos dias não são fáceis e eles tentam nos ajudar da melhor forma”, disse a mãe atípica, Juliglecia Dias de França.
Além de proporcionar um momento relaxante para as mães atípicas, a ação também trouxe um momento de reflexão sobre Transtorno de Espectro Autista, incentivando a inclusão dessas crianças por meio do conhecimento do Autismo.
“A ação promovida pela equipe e-multi traz a reflexão do cuidado com quem cuida e a importância da rede de apoio dessas famílias que têm pacientes autistas. Pois quanto mais todos entenderem e conhecerem o Autismo mais essa rede será ampliada e as famílias terão mais tranquilidade para vivenciar essa condição com seus filhos de forma mais completa e saudável”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosivânia Lemos.
Presente na ação, a prefeita Iara Martins (PSD) destacou a necessidade desse tipo de atividade e o papel do grupo Mundo Azul, do NASF, criado justamente para mães de crianças atípicas, para promover a inclusão.
“Ser mãe, pai ou responsável de uma criança atípica é uma jornada de amor e descobertas. Por isso, criamos o grupo o Mundo Azul, um espaço de encontro, troca e aprendizado. E uma ação como essa é fundamental para cuidar de quem cuida com tanto amor de uma criança autista”, disse a prefeita.